Fonte: Jornal Liberal

Lama asfáltica é aplicada no melhoramento de ruas e avenidas de Realeza



A aplicação da lama tem por objetivo vedar trincas ou fissuras, com a finalidade de evitar a penetração de água; corrigir pequenas deformações ou um princípio de desagregação do pavimento; além de criar uma superfície antiderrapante. Várias ruas já receberam a lama tudo com recursos próprios do município de Realeza.

O prefeito Milton Andreolli explicou que foram licitadas pela municipalidade cinco cargas de emulsão, sendo que com este produto é possível aplicar a lama em até 12 quadras em torno de 1.200 metros, um trabalho que aumenta a vida útil do asfalto.

Uma equipe da Prefeitura foi treinada a vem realizando as atividades, dando prioridade as ruas que apresentam mais problemas.

De acordo com o prefeito, as obras devem continuar buscando sempre o melhoramento de ruas avenidas na cidade.

Lamas asfálticas

Mistura com a consistência de uma lama com agregados miúdos e emulsão asfáltica. Seu espalhamento é feito a frio e sua fabricação é realizada em um caminhão-betoneira ou um caminhão provido de equipamentos próprios para esta finalidade. Estes caminhões permitem a fabricação contínua da mistura e seu espalhamento. São equipamentos providos de silos para agregados, misturador contínuo, tanques para estocagem de emulsão e água, e sistema de dosadores.

A lama asfáltica com emulsão de ruptura lenta é um revestimento cuja espessura varia, geralmente, de 3 a 5 mm e pode ser empregado para as seguintes finalidades: rejuvenescer a superfície envelhecida; vedar trincas ou fissuras, com a finalidade de evitar a penetração de água (impermeabilizante); corrigir pequenas deformações ou um princípio de desagregação do pavimento; criar uma superfície antiderrapante.
Este processo é indicado para revestimentos superficiais, superfícies desgastadas e selagens superficiais e de trincas, além de se mostrar vantajoso nos seguintes aspectos: possibilita a regularização do pavimento, sua aplicação é realizada a frio, possui textura antiderrapante e boa aderência em qualquer substrato. (Fonte: site Petrobras)

 

Compartilhe: