Fonte: Assessoria

17/11/2015



Na manhã de quarta-feira (11), o deputado estadual Reichembach (PSC) realizou a audiência pública de lançamento da Frente Parlamentar em Apoio à Cadeia Produtiva do Leite. O evento ocorreu no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná. A Frente, que conta com 15 deputados da Casa, tem como objetivo oferecer apoio político ao setor leiteiro a partir das entidades que já atum neste segmento e que já possuem resultados importantes sobre o assunto.

 

A audiência pública teve início às 10h e contou com a presença de autoridades e lideranças do segmento leiteiro vindas de todo o Paraná, bem como alguns dos deputados que fazem parte da Frente Parlamentar – Professor Lemos (PT), Nelson Luersen (PDT), Hussein Bakri (PSC), Palozi (PSC), o presidente da Assembleia Legislativa Ademar Traiano (PSDB), Pedro Lupion (DEM), Elio Rusch (DEM), Marcio Nunes (PSC), Paulo Litro (PSDB), Schiavinato (PP) e Guto Silva (PSC). Também estiveram presentes o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Rubens Niederheitmann, o diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Inácio Afonso Kroetz, o vice-presidente da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep), Marcos Junior Brambilla, o representante da Cresol de Pinhão, Nilceu Kempf (Zeca) e a coordenadora mesorregional do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Simony Lugão.

 

O deputado Ademar Traiano abriu os pronunciamentos do evento, exaltando a importância da produção leiteira para o Paraná, estado com a terceira maior produção do país. Em seguida, o coordenador da Frente Parlamentar, deputado Reichembach, deu sequência ao evento agradecendo a presença de todos.

 

Durante a audiência foram proferidas diversas palestras sobre o segmento e assuntos relativos ao leite. Representando o secretário de Agricultura, Norberto Ortigara, o diretor geral da Secretaria, Otamir Cesar Martins falou sobre o leite no Paraná e os números da produção estadual, principalmente sobre a evolução das bacias leiteiras das regiões Oeste e Sudoeste.

 

Representando a Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), Wilson Thiesen falou sobre o excesso de tributação no leite e em seus derivados. O presidente da Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (ABCBRH), João Guilherme Brenner, apresentou os resultados esperados para os produtores leiteiros nos próximos anos, como ganho de produtividade, ganho de qualidade, aumento nas escalas de produção, aumento da competitividade comercial e consequente inserção no mercado de exportação de lácteos.

 

O gerente de produção agropecuária e negócios da Emater, Hernani Alves da Silva explanou sobre os desafios da assistência técnica e extensão rural na cadeia produtiva do leite, e também propôs um plano de ação para otimizar a produção leiteira no Paraná.

 

Por fim, o coordenador da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) e presidente do Fundo de Desenvolvimento da Agropecuária do Estado do Paraná (Fundepec), Ronei Volpi proferiu palestra sobre o setor leiteiro no Sul do Brasil, apontando que a Assembleia Legislativa pode auxiliar no orçamento do estado para o segmento, bem como com a harmonização tributária e incentivo aos municípios produtores. 

 

Para Reichembach, o evento foi bastante produtivo. “Esta audiência pública foi de extrema importância, pois tivemos a oportunidade de ouvir palestras e depoimentos de produtores, estas informações vão nos dar embasamento para realizar os trabalhos da Frente e também oferecer apoio político a todo o setor leiteiro”, afirma Reichembach.

 

As audiências públicas vão se repetir no interior do estado para que junto com as entidades que atuam no segmento, possam levar cada vez mais informações para os produtores de leite no Paraná.

 

Compartilhe: