Fonte: Assessoria

Workshop encerra curso de cadastro territorial para funcionários municipais


A realização do I Workshop sobre Cadastro Territorial Multifinalitário realizado na terça-feira (17) no auditório da UTFPR em Pato Branco encerrou o curso de conhecimentos em agrimensura para funcionários municipais. O aprendizado foi viabilizado por meio de uma parceria entre o curso de Agrimensura do campus da UTFPR em Pato Branco e da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop), com apoio da Paraná Cidade, Ministério das Cidades e MEC.

O workshop ocorreu em meio a IV Semana de Agrimensura da UTFPR que reuniu pesquisadores, mestres e doutores renomados do País, e alunos dos cursos de agrimensura, e engenharia civil, além de funcionários municipais que participaram do curso. Receberam certificados de conclusão cerca de 80 servidores de pelo menos 32 municípios. 


Para o encerramento e avaliação dos trabalhos estivaram no auditório da UTFPR o representante do diretor-geral do campus Idemir Citadir, o diretor de relações empresariais e comunitárias Neri Santos de Vargas; o representante do presidente da Amsop o prefeito de São João Altair Gasparetto, o secretário da entidade José Kresteniuk; a representante do Paraná Cidade, escritório de Francisco Beltrão a arquiteta Gildete Vescovi; o coordenador do curso de Agrimensura da UTFPR e coordenador do Proext 2015 o professor Silvio Henrique Dellesposte Andolfato; além do professor Ivo de Lourenço Junior, diretor de pesquisa e pós-graduação.  


Avaliação 


Para o coordenador do curso o professor Silvio a iniciativa foi válida e espera poder realizar outras oportunidades nos próximos anos. “Agradeço muito a Amsop e Paraná Cidade pela parceria em realizar o curso, pois foram fundamentais na aprovação do projeto pelo MEC, e acredito que possamos ofertar novas etapas inclusive já no próximo ano”, salientou o professor que inscreveu o projeto no Proext.


Em nome do presidente da Amsop, Kresteniuk observou a relevância do curso e colocou as dificuldades das prefeituras. “Só temos a agradecer aos parceiros e lembrar que essa iniciativa vai abrir as portas para mais oportunidades como essas porque existe uma carência muito grande de profissionais nas prefeituras da região. Hoje a maior dificuldade de um prefeito é montar uma equipe que possa dar conta do recado. E esses cursos vêm a somar para profissionalizar o serviço público”, reforçou o representante da Amsop.


Gildete reiterou a preocupação e disse que sente isso no seu trabalho no escritório da Paraná Cidade. “Estão todos de parabéns e espero que novos cursos sejam ofertados pois a carência é grande demais”, comentou.


Vargas, em nome da direção dão campus da UTFPR aproveitou para lembrar que as prefeituras também podem buscar esses editais de cursos do Ministério das Cidades e ai buscar parcerias com as instituições de ensino para abrir novos cursos. Também salientou os benefícios que as parcerias podem proporcionar para suas comunidades.


O curso 


O curso, que foi conquistado por meio do Programa de Extensão Universitária do MEC/SESu (Proext), possibilitou conhecimento gratuito para agentes públicos na implantação de cadastro territorial multifinalitário. As aulas iniciaram no mês de setembro e foram repassadas em 68 horas/aulas divididas em cinco módulos (geodésia, topografia, geoprocessamento, aspectos jurídicos da área e educação a distância) com três turmas reunidas em Pato Branco, Francisco Beltrão e Dois Vizinhos.

Compartilhe: