Fonte: Assessoria

30/11/2015


Curso de Nutrição da UFFS Realeza promove atividade com Grupo Hiperdia


Pacientes do Grupo Hiperdia, da Unidade Básica de Saúde (UBS) Clovis Scomparim, do município de Ampére, estiveram na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Realeza para receberem orientações sobre alimentação saudável. A atividade, que foi realizada na manhã de sexta-feira (20), faz parte do estágio supervisionado em nutrição social, do curso de Nutrição. Além das orientações, o grupo elaborou algumas receitas diet e light.


Para atender as necessidades do Grupo Hiperdia, formado pessoas com problemas de hipertensão arterial ou diabetes, foram feitas palestras com dicas de alimentação saudável, buscando a redução do consumo de sal, açúcar e alimentos com grande quantidade de gordura. "Hoje, desenvolvemos receitas com baixo teor de sódio e açúcar. Essa prática serve para que os pacientes consigam perceber como é fácil desenvolver essas receitas e manter o controle na alimentação", comentou o orientador de estágio, professor Rafael Plaza da Silva. 


O aposentado Neri Domingos Rzatki, que tem diabetes, já pratica uma alimentação mais saudável, mas as novas dicas também irão ajudar no controle da doença. "Quero chegar em casa e colocar o que aprendi em prática", falou animado. A dona de casa Alice Sboralski também falou sobre a experiência. "Aprendi o que é uma alimentação saudável e esse aprendizado quero passar para meus filhos e netos", contou.


O estágio em nutrição social é uma etapa do estágio obrigatório dentro do curso de Nutrição. Nessa fase, os acadêmicos fazem o acompanhamento de ações, políticas e programas de alimentação e nutrição, identificando as atribuições do nutricionista em saúde coletiva e sua atuação em equipes multidisciplinares. Também é feito a avaliação e o monitoramento nutricional de crianças e adultos, assim como de grupos de risco, além do desenvolvimento de atividades educacionais para grupos específicos.

Compartilhe: