Fonte: Redação

07/12/2015


Capanema: Presa quadrilha acusada de tráfico de armas e drogas


Policiais militares de Capanema desmantelaram uma quadrilha acusada de tráfico de armas e drogas, foram apreendidos veículos e documentos falsos com os acusados.

 

A equipe do serviço reservado da Polícia Militar (P2), na sexta-feira (04), por volta das 10h30, transitava com a viatura descaracterizada na Avenida Botucaris, Bairro São José Operário, em Capanema, nas proximidades de uma oficina mecânica, quando chamou a atenção da equipe a atitude de dois homens que estavam no interior de um veiculo GM Celta, de cor vermelha, placas de São Leopoldo (RS), os policiais iniciaram um acompanhamento e foi acionado a Central de Operações solicitando uma viatura caracterizada para efetuar a abordagem. 

 

Os policiais com a viatura caracterizada se posicionaram na Rua Alagoas, proximidades da oficina, quando os usuários do veículo Celta, fizeram uma manobra de fuga pela Rua Otávio Francisco de Mattos, sentido Bairro Santa Cruz, acompanhados a partir desse momento por outro veículo, um Honda City LX, de cor prata, placas de Joinville (SC), que possuía no seu interior também dois homens. 

 

Foi abordado o veículo Honda City na Avenida Botucaris, próximo a uma instituição de ensino, e a equipe da P2 acompanhou o Celta que novamente tentou a fuga e foi abordado na Rua Alagoas, nas proximidades do Parque de Exposições. 

 

De acordo com os policiais, os ocupantes do Celta se mostraram muito nervosos e quando indagados, acabaram entrando em contradição por várias vezes. Eles foram conduzidos a sede da PM para melhores esclarecimentos. 

 

Simultaneamente a abordagem do Celta pela equipe da P2, a equipe ostensiva abordava o veículo Honda City LX, onde foi descoberto que o carro possuía violação de sinal identificador do veículo (chassi) e estava com placas falsas, a verdadeira é de Porto Alegre (RS), o automóvel foi roubado no dia 25 de novembro de 2015, na cidade de Porto Alegre (RS). 

 

O veículo Honda e ocupantes também foram conduzidos também à PM. Os policiais descobriram a vinculação entre ambos os veículos e homens, devido a troca de mensagens dos celulares deles, além de existir um terceiro veículo que viajava com eles, este uma I/KIA Sportage LX, de cor prata, que conseguiu em um primeiro momento se evadir e posteriormente seu condutor estava tentando contato telefônico.

 

A equipe da P2 iniciou buscas em pátios de postos de combustíveis, hotéis, motéis, e finalmente foi encontrado o veículo estacionado no pátio de um posto de combustíveis, na comunidade rural de Flor da Serra, município de Realeza, onde foi feita a abordagem e identificado o responsável pelo carro que negou estar viajando junto com os abordados em comboio. 

 

Ele disse ainda aos policiais que estava levando o veículo até o município de Cascavel, onde deixaria em um posto de combustíveis. O carro era roubado no dia 16 de novembro de 2015 no município de Campo Bom (RS). 

 

No veículo estava afixada a placa de Porto Alegre (RS), correspondente a uma I/Kia Sportage LX de cor prata, ano 2010, porém após consulta se descobriu que a placa original é de Campo Bom (RS), correspondente a um veículo do mesmo modelo, de cor prata, ano 2009. 

 

Devido à complexidade da situação, os policiais militares entraram em contato com um agente da Polícia Federal, que acompanhou toda a ação a partir da sede da 4ª Companhia da PM em Capanema, e através de apurações mais minuciosas chegaram a informações relevantes sobre diversas situações de tráfico de armas e drogas, todas referente à região metropolitana de Porto Alegre, onde todos os detidos possuem vasto histórico policial. 

 

O condutor do Honda City apreendido apresentou, referente ao veículo que conduzia, um Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) falso, também foi encontrado dentro do GM Celta de cor vermelha um CRLV de outro GM Celta placas de Apiuna (SC) de cor prata, que também constou como não existente nos sistemas operacionais e foi apreendido.

 

Através de trabalho conjunto com a Polícia Federal e Polícia Civil Gaúcha, os policiais localizaram um Mercedes Benz C180 Turbo de cor preta, placas de São Leopoldo (RS), ano 2014, com alerta de roubo em 03 de dezembro de 2015, na cidade de São Leopoldo, que havia sido roubado na região metropolitana de Porto Alegre (RS) e foi recuperada em São Leopoldo na residência de um dos detidos. 

 

Todos os envolvidos foram conduzidos a 59ª Delegacia Regional de Polícia de Capanema, com os veículos apreendidos, documentos falsos e todos os celulares dos envolvidos para questões periciais. Eles foram presos por receptação, adulteração de sinal identificador de veículo, documentos falsos e associação criminosa.



Fotos: PM Capanema

Compartilhe: