Fonte: Assessoria

18/01/2016



O maior encontro de gaiteiros e gaiteiras do Paraná está de volta. Realizado na cidade de Ampére, o 5º Gaitaço e 7ª Festa Regional dos Cavaleiros acontecerá no fim deste mês, nos dias 30 e 31. A programação será prestigiada por participantes de várias cidades do Paraná, além de caravanas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A promoção é das Rádios Ampére AM, Interativa FM, CTG Gildo de Freitas e Grupo Cavalgada da Integração.

Até 2014 o evento era anual e depois disso os organizadores decidiram realiza-lo a cada dois. Com grande expectativa e muito trabalho, o coordenador geral do Gaitaço e prefeito de Ampére, Hélio Alves afirma que o encontro se transformou num grande sucesso em poucas edições e hoje é conhecido em todo o sul do país e até em outras regiões do Brasil como o “maior gaitaço do Paraná”. “Foi uma ideia que trouxemos do Rio Grande, onde lá acontecem vários gaitaços. E nossa promoção aqui no sudoeste paranaense também deu certo, pois temos artistas e amantes da gaita em todos os cantos. Ficamos felizes por valorizar a cultura e a música que sai dos foles desse maravilhoso instrumento musical”.

Helio cita que todo o trabalho de divulgação está sendo realizado desde a metade de 2015 e por isso muitas caravanas do sudoeste e de outros estados já confirmaram presença. “Teremos mais uma vez um grande público em nosso município. Da nossa região passamos por várias cidades divulgando e do Rio Grande teremos a vinda das comitivas de Panambi e Almirante Tamandaré do Sul, municípios que também realizam esse tipo de evento.”

Acontece em paralelo ao gaitaço a festa dos cavaleiros. Hélio cita que além dos gaiteiros, muitos grupos de cavalgada chegam a cidade já um dia antes para prestigiar toda a programação. “Nossa parceria com o CTG e o grupo da Cavalgada é antiga e faz com que vários públicos, que são ligados a esses dois setores, também nos visitem. Sabemos de grupos de várias cidades da região que estarão em nossa festa.”

A programação começa no sábado, 30. Às 17h já serão recepcionados os participantes no CTG Gildo de Freitas. Às 19h será celebrada uma missa em Ação de Graças e logo após será apresentado o Programa Querência Nativa ao vivo pelas rádios Ampére AM e Interativa FM. Às 21h, já no parque Santa Teresinha, será realizado jantar dançante, animado por Valdir Ferrari e Balanço de Gaita.

No domingo, 31, a programação segue com várias atividades. Entre 6h e 12h serão transmitidos programas ao vivo pela Rádio Ampére AM direto do Parque Santa Teresinha. Às 8h será feito um desfile da cavalgada pelas ruas da cidade. Ao meio dia será servido almoço e às 14h é chegado o grande momento do gaitaço, quando gaiteiros e gaiteiras interpretarão todos juntos 12 músicas.

As musicas que serão executadas são: O Colono, Valsa das Flores e Querência Amada (Teixeirinha), Cancioneiro das Coxilhas e Loura  Casada (Os Bertussi), Vá Embora Tristeza (José Mendes), Tio Mederico e Canto Alegretense (Os Serranos), Definição do Grito (Gildo de Freitas), Adeus Morena Adeus e Beijinho Doce (Tonico e Tinoco).

Mais informações podem ser obtidas pelo 46 3547 1236.

Compartilhe: