Fonte: Assessoria

15/02/2016



O mosquito Aedes aegypti tem preocupado as autoridades e a população de todo o Brasil. Em Ampére, sudoeste do Paraná, isso não é diferente. Com alto índice de infestação do mosquito, perto de 4, a sociedade de Ampére se unirá para combater o inseto que transmite a dengue, zica vírus e febre chikungunya. Em reunião realizada nesta sexta-feira (05), foi realizada uma reunião para discutir as estratégias para eliminar os criadouros do mosquito. Ficou decidido que no dia 20 deste mês, um sábado, será feito um grande mutirão.

O prefeito Hélio Alves coordenou esse encontro, que contou com a presença de secretários municipais, empresários, representantes de entidades, lideranças religiosas e a imprensa local. Segundo Hélio, a situação em Ampére preocupa e por isso antes de ocorrer uma epidemia é necessário a sociedade se unir contra o mosquito. “Temos um índice alto e por isso não só o poder público, mas toda a população tem que entrar nessa guerra contra esse problema,” reforça.

O “Hora A de combate ao mosquito aedes aegypti” será pela manhã, com inicio as 7h30 e a intenção é que equipes passem por toda a cidade recolhendo o lixo e entulhos. “Nesse dia teremos equipes de servidores da prefeitura e voluntários coletando o lixo. Cada morador terá a obrigação de fazer uma vistoria no seu imóvel e depois carregar o material em um caminhão e desta forma queremos envolver todos os amperenses.”

O prefeito diz que além dos caminhões da prefeitura, empresas já colocaram a disposição veículos para o trabalho. Também dezenas de pessoas já se inscreveram na Defesa Civil local para trabalhar de voluntário. “Já temos o apoio de muitos setores. As escolas e a Famper farão o trabalho de conscientização nas salas de aula. As indústrias farão para seus colaboradores a divulgação da campanha e dos cuidados que todos devem ter com o mosquito. As empresas colocarão os caminhões para carregarmos o lixo e as entidades junto com as igrejas já estão fazendo a mobilizando das pessoas. Esse será o maior mutirão contra a dengue em Ampére. Não vamos perder essa batalha.”

Campanha

A campanha contra a dengue em Ampére está sendo intensificada desde o fim de 2015. Pela cidade foram instaladas diversas placas com alerta sobre as doenças transmitidas pelo aedes aegypti. Nas rádios Ampére AM e Interativa FM estão sendo veiculadas vinhetas com orientação sobre os perigos do mosquito e como ele deve ser combatido. Também um carro de som passa diariamente pelos bairros da cidade com alerta. Além disso, equipes da secretaria de saúde estão distribuindo panfletos com orientações e as agentes de endemias estão visitando as moradias. Até agora Ampére não teve caso de dengue registrado, segundo dados do Governo do Estado.

Compartilhe: