Fonte: Assessoria

22/02/2016


Amsop, AMP e SEED abrem curso de educação pelo Sudoeste


As discussões em torno do futuro da educação nos municípios, Estado e País voltou em pauta na Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) com a realização de curso sobre políticas de planejamento e financiamento da educação. A meta é prestar informações para a implantar o Plano Municipal de Educação (PME) entregue em 2015, de acordo com a realidade de cada município. Preocupação com o alinhamento dos setores envolvidos com educação e com os recursos que estarão disponíveis para 2016 e 2017, na contramão do aumento dos custos.

A capacitação ocorreu em todo Estado, iniciou pelo Sudoeste na quinta-feira (18) através de uma parceria da Amsop com a AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e SEED (Secretaria de Estado da Educação), através dos Núcleos Regionais de Educação. Na sexta-feira (19) o curso teve continuidade pela manhã na Amsop, com a presença da Secretária de Estado da Educação Ana Seres Comin.

Atividades

Na quinta, os educadores dos municípios do Sudoeste receberam orientações do professor Jacir Machado, consultor da AMP, e do professor João Reis, coordenador estadual da Rede de Assistência em Educação. Também compareceram à abertura o presidente da Comissão de Educação da Amsop, o prefeito de Ampére Hélio Alves, e o secretário da entidade José Kresteniuk, que junto com Machado foram eleitos recentemente para as duas vagas da AMP no Conselho Estadual de Educação.

Os trabalhos foram divididos em dois ambientes. Enquanto no grande auditório foi trabalhado o atual Plano de Ação Articulado (PAR), com foco para evitar que o plano não vá para a gaveta nos municípios, além do financiamento da educação, junto com Undine (União dos Dirigentes Municipais de Educação), verificando alguns exemplos da região. Em paralelo na sala de reuniões grupos foram orientados de forma itinerante sobre o novo PAR, que começa agora a ser implantado para perdurar até 2019. Jacir explica que o MEC deixou de implantar o PAR em 2015 (primeiro foi de 2011 a 2014) e por isso este ano terão que trabalhar com os dois até a transição total para o novo.

Professor Jacir também fez questão de ressaltar a liderança da região no PME e do comprometimento dos professores e líderes para o bom desempenho educacional do Sudoeste. “Nosso esforço é na missão de poder ajudar na implantação dos planos municipais de educação. Todos os segmentos da educação nos municípios precisam estar alinhados e no Sudoeste sabemos do comprometimento das pessoas”, frisou Jacir.

Alves reforçou lembrando que a Amsop lidera os debates sobre a educação no Estado. “Novamente a Amsop sai na frente com as oficinas assim como foi com o Plano Municipal de Educação. Agradecemos a AMP pela parceria e estamos a disposição para novos debates que possam contribuir com o ensino na região, Estado e país”, comentou o prefeito.

Compartilhe: