Fonte: Assessoria

10/03/2016


Juíza eleitoral palestra na Amsop sobre novas regras em eleição


As mudanças para o próximo processo eleitoral foi pauta de palestra realizada no auditório da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) na sexta-feira (26) ministrada pela juíza eleitoral Branca Bernardi, da comarca de Barracão. A iniciativa, da Associação das Câmaras de Vereadores da Microrregião de Francisco Beltrão (AcamsopM13) teve apoio da Amsop.

A palestra, que contou com a presença do presidente da Amsop o prefeito de Marmeleiro Luiz Bandeira, e do presidente da AcamsopM13 Paulo Grohs, teve como público vereadores, pré-candidatos, advogados e partidários da região. A preocupação das lideranças é em esclarecer sobre as últimas alterações para que os candidatos possam estar cientes para o processo eleitoral que se aproxima.

Mudanças

De acordo a juíza a maior atenção que os partidários precisam ter é com a lei 13.165 e com a PEC 182J. Segundo ela é preciso ter cuidado com as questões da propaganda eleitoral a fim de evitar atritos. “Queremos uma campanha tranqüila e sem ataques e que os candidatos possam usar o tempo para apresentar suas propostas. Não há mais espaço para o bate-boca e a difamação”, comentou Branca.

Sobre os pontos alterados a juíza lembrou que essa será a última eleição com direito a reeleição, mas que continua o mandato de quatro anos. Outro item salientado é sobre a liberação para troca de partidos. “Os detentores de cargos e demais partidários podem migrar de partido até o próximo dia 2 de abril, sem perda de mandato. Ainda teve aumento de vagas para mulheres na política, ação que acho muito válida”, citou, entre outros itens abordados.

Bandeira comentou a relevância da palestra e da parceria entre as entidades para as conquistas da região. “Existem muitas dúvidas sobre a próxima eleição que precisam ser sanadas, e palestras como essas são essenciais para esclarecer. Por isso iniciativas em parcerias são validas e temos que nos esforçar para manter as entidades fortes e é de conhecimento de todos das conquistas que a região obteve por intermédio da Amsop e das Acamsops”, salientou o presidente.

Grohs comentou da parceria e da necessidade da palestra. “O pessoal comentava que estavam com muitas dúvidas sobre as mudanças e com apoio da Amsop viabilizamos a vinda da juíza. Com a grande platéia vemos que o assunto é de suma importância, atraindo vereadores e possíveis candidatos de toda região”, disse, reforçando o agradecimento a manutenção do apoio concedido pela Amsop.

Compartilhe: