Fonte: Redação

07/06/2016


Rotary e ASR desenvolvem projeto de coleta de óleo de cozinha usado


O Rotary Club e a Associação de Senhoras de Rotarianos (ASR) de Realeza iniciaram o projeto “Ação reversa do óleo vegetal”.

O projeto tem como objetivo o envolvimento e a conscientização da comunidade em relação ao reaproveitamento do óleo de cozinha, evitando o despejo em redes de esgoto e rios.

A reutilização do óleo de cozinha usado, é sabido que muitos, bares, restaurantes, hotéis e residências ainda jogam o óleo utilizado na cozinha direto na rede de esgoto, desconhecendo os prejuízos dessa ação. Independente do destino, esse produto prejudica o solo, a água, o ar e a vida de muitos animais, inclusive o homem.

Todo o óleo de cozinha utilizado deveria ser reaproveitado de maneira correta evitando danos ao meio ambiente. É preciso, além da conscientização, atitude sensata em relação ao reaproveitamento, evitando poluição. A maioria dos ambientalistas concorda que não existe um modelo de descarte ideal para o produto. Uma das alternativas é reaproveitar o óleo de cozinha utilizado.

Por isso, torna-se necessário que cada um tenha consciência da importância da preservação do meio ambiente, buscando agir em prol da conservação de um planeta melhor para todos.

A população pode participar do projeto levando o óleo de cozinha usado nos pontos de coleta. Seguindo as dicas; após a fritura dos alimentos, espere o óleo de cozinha esfriar, coe retirando o resto de alimentos e outras impurezas, coloque em uma garrafa plástica limpa (tipo pet), com a ajuda de um funil feche bem, e leve até um dos pontos de coleta: Paroquia Cristo Rei, Mercado Comin, Auto Posto Realeza (Weiler), Mercado Amigão, Posto 10, Mercado Comiran, Posto Titon, Colégio Dom Carlos, Colégio 12 De Novembro, Colégio João Paulo II.

O projeto tem apoio ecológico de Aciar e Caixa Econômica Federal.

Compartilhe: