Fonte: cleber.serafin@ifpr.edu.br

13/06/2016



Professores de Capanema apresentam trabalhos produzidos em Capanema num evento que acontecerá de 6 a 9 de setembro em Buenos Aires – Argentina.
Um dos maiores congressos científicos da América Latina na área de Ensino de Ciências e Matemática, onde contarão com palestrantes da França, Portugal, Argentina e Colômbia, considerados sumidades em suas áreas, terá também a participação de 4 professores do IFPR Capanema.

Docentes do IFPR – Campus Capanema, desenvolvem pesquisas na área de ensino e submeteram 5 artigos que foram aprovados e serão apresentados na forma de comunicação oral nesse evento.

Os professores Cleber Fernando Serafin, Lucas Roberto Perucci, Felipe José Rezende de Carvalho e Marcos Fernando Schmitt, mais uma vez têm motivos para comemorar, pois já tiveram, somente neste ano outros cinco artigos aprovados. Um será apresentado no CSBC (Congresso da Sociedade Brasileira de Computação) em Porto Alegre de 4 a 7 de julho referente ao aplicativo Xo Zika para combate a dengue desenvolvido por Felipe, Marcos e Cleber. O professor Felipe apresentará outro artigo produzido na pesquisa em ensino no ENEM (Encontro Nacional de Educação Matemática) de 13 a 16 de julho que será realizada em São Paulo. O professor Lucas apresentará artigo no CIAIQ (Congresso Internacional de Investigação Qualitativa) que ocorrerá dias 11 a 14 de julho em Lisboa – Portugal.

Esses trabalhos que serão apresentados são produtos das pesquisas que os docentes realizam na área de ensino contando com a participação de alunos do curso técnico em Cooperativismo, e que podem contribuir para práticas pedagógicas em outros países.

Muito motivado em participar do evento, o professor Cleber Serafin considerou como mais importante de sua carreira: "Fiquei muito feliz, pois representa atingir uma maturidade como pesquisador na área, sendo o artigo um dos principais que já desenvolvi na área de ensino".

Para o professor de Matemática Felipe existe uma grande importância do trabalho para o Campus: "Sem dúvida significa um avanço da minha produção enquanto pesquisador e a consolidação da pesquisa no Instituto, o que contribui para o desenvolvimento de novos projetos envolvendo alunos do curso técnico em Cooperativismo". Um dos trabalhos contou também com a contribuição do professor Marcos que, apesar de estar a poucos meses no IFPR, assumiu função de chefe de seção de inovações tecnológicas do IFPR – Capanema e já desponta como importante colaborador nas pesquisas de ensino voltadas ao uso de tecnologias educacionais.
Para saber mais sobre o 2º CIECyM e 3º ENEM,
www.iciecymiienem.sites.exa.unicen.edu.ar

Compartilhe: