Fonte: cleber.serafin@ifpr.edu.br

20/06/2016


IFPR participa das olimpíadas de Química em Dois Vizinhos


O evento ocorreu no sábado (04) na cidade de Dois Vizinhos, na UTFPR, onde 17 estudantes do IFPR Campus Capanema classificados na fase local estiveram representando a região.

Não é a primeira vez que IFPR mais uma vez participa da fase Regional da Olimpíada Paranaense de Química (OPQ), pois em 2015 já esteve presente com três competidores. Esta é a edição da competição com mais participantes demonstrando o crescente interesse dos alunos do Ensino Médio – tanto da rede pública quanta particular de ensino – em testar seus conhecimentos na disciplina.

Segundo o professor Cleber Serafin, responsável pela disciplina de química do IFPR Campus Capanema, o crescimento expressivo de 566% na equipe se deve principalmente ao curso preparatório para Olimpíadas de Química oferecido pela instituição, pois assim os alunos sentem maior segurança em participar deste tipo de competição.

Segundo Edson, pai da aluna Bárbara Tovo, primeira colocada na fase local, “é importante que os pais deem suporte nas dificuldades, orientem nas dúvidas e fortaleçam os filhos na busca de seus ideais”. Também complementa que se sentiu orgulhoso pelo resultado e feliz por ver o esforço de sua filha buscando conhecimentos e obtendo um ótimo rendimento.

Para a aluna Ana Cristina Budel, que participou de todas as aulas do Curso de Aprofundamento em Química, que teve por objetivo incentivar a participação desses alunos e instigar o conhecimento em ciências, foi a primeira vez que participa de uma etapa regional representando o IFPR e relata que “a prova estava bem elaborada e também dá um nervosismo, mas fiz meu melhor”.

Professor Cleber Serafin, docente de química, organizador da fase local da olimpíada, frizou a participação maciça dos pais desses alunos e destaca que não seria possível sem a contribuição dos mesmos. Carla Adriana Ceconi mãe do aluno Thiago Ceconi, citou que sente-se orgulhosa da participação do seu filho pelo 2º ano seguido “essas ações devem ser desenvolvidas também em outros colégios da região, pois certamente incentiva os alunos a participarem cada vez mais”.

Para saber mais sobre as olimpíadas de química acesse, http://www.oprq.daqbi.ct.utfpr.edu.br/calendario.htm

Compartilhe: