Fonte: Depto Esportes

27/06/2016


Realeza encerra as Olimpíadas Escolares 2016


Apesar do frio, grande foi o público que marcou presença na abertura das Olimpíadas Escolares de Realeza no último dia 07 de junho que contou com a presença do prefeito Milton Andreoli, vereadores e diretores das 15 instituições de ensino das redes municipal, estadual e particular do município que participaram da competição.

Durante a cerimônia aconteceu o acendimento da pira olímpica que contou com um pelotão de condutores de escolta.  A chama adentrou o Centro Esportivo Municipal, conduzida pelo atleta Isaac Gerlach, que entregou para Ademir da Motta, iniciando assim o pelotão de condução da chama até outro atleta destaque em jogos, o aluno Lasgrael Marciano da Silva, que conduziu ate Kenji Takarashi de Quadros que chegara à noite anterior da etapa paranaense de badminton e este levou até Fabiano Zanella onde todos formando o pelotão de condução fizeram no palco o acendimento da pira das Olimpíadas Escolares de Realeza. Logo após o juramento do atleta feito pela aluna Izabel Cristina Stein o prefeito Milton Andreolli declarou aberta a grande festa das Olimpíadas Escolares.

Além das apresentações de patinação e artes circense que encantaram o público, aconteceram também seis jogos de futsal entre as escolas participantes dando início as competições.

Dividida em duas etapas os dias seguintes foram de muito movimento. Os atletas vinham de todos os pontos, comunidades, vilas e bairros do município representando suas instituições de ensino envolvendo cerca de 1.800 alunos/atletas dos 06 as 17 anos divididos em 102 equipes em mais de 180 jogos nas modalidades coletivas e fizeram o possível para participar do evento enfrentando o frio que esteve sempre presente, mas mostrando a sociedade a grandeza da iniciação ao esporte deste primeiro evento esportivo que é as Olimpíadas Escolares de 2016.

Já a segunda etapa que contemplou outras modalidades envolvendo as séries finais do ensino fundamental e ensino médio aconteceram na semana de 16 a 18 de junho encerrando assim no sábado a grande festa das olimpíadas.

Segundo Jonas, Diretor do Departamento de Esportes, essa é a primeira edição das Olimpíadas Escolares Municipais e que está sendo implantada como incentivo para a área de esportes. “Existia uma lacuna muito grande no que se refere a competições dessa categoria e nós incluímos pela primeira vez essa olimpíada no calendário esportivo”, afirmou. “A competição entre escolas desperta nos atletas iniciantes o interesse pela prática. Vivemos em um mundo hoje em que a internet ocupa o lugar do esporte na vida de muitas crianças e jovens, tornando-as sedentárias e ociosas, portanto precisamos incentivá-las a participar de eventos como este”, finalizou.

Para o prefeito municipal Milton Andreolli, a competição busca incentivar a iniciação da prática esportiva e treinar novas gerações que possam representar muito bem a cidade de Realeza. “Grandes atletas começam com a formação e base escolar. A Olimpíada agregou atletas da faixa etária dos 6 aos 17 anos, resgatando a prática esportiva e incentivando a formação de cidadãos com valores”, frisou.

Compartilhe: