Fonte: cleber.serafin@ifpr.edu.br

22/08/2016


Alunos do IFPR Capanema produzem aquedutos Romanos


Os alunos do primeiro ano do curso Técnico de Cooperativismo do IFPR Campus Capanema realizam construção de maquetes sobre a arte e arquitetura romana.

Após estudos sobre a Arte e arquitetura Romana, os alunos IFPR, orientados pela professora de artes Daniela Silvestrin, construíram maquetes de Aquedutos Romanos. De acordo com a prof. Daniela os alunos usaram a criatividade utilizando diferentes materiais e se apropriando de diversas técnicas, desde o tradicional isopor, massa de biscuit, e.v.a e até mesmo granito.

A professora destaca que: “a importância da abordagem deste conteúdo é grande, pois os Aquedutos Romanos, estão entre as mais notáveis obras da engenharia antiga que foram construídos pelos romanos com a finalidade de levar água até Roma”. Eram baseados em uma superfície livre com um pequeno grau de inclinação para favorecer o escoamento da água, principalmente em grandes distâncias, caracterizavam-se pela solidez e grandiosidade.

Aquedutos são galerias subterrâneas ou expostas à superfície que servem para conduzir água. Os mais antigos que se tem conhecimento eram baseados em uma superfície livre com pequena inclinação para favorecer ao escoamento da água. Quase todas as civilizações da antiguidade construíram seus aquedutos, mas foi com os romanos que houve um grande desenvolvimento dos aquedutos. Seu sistema de abastecimento envolvia 11 aquedutos e o maior deles possuía 90 Km de extensão.

Segundo a aluna Deise Muller, o trabalho foi muito criativo e produtivo fazendo com que o grupo todo interagisse expondo suas ideias e testando várias técnicas diferentes, dentre elas a argila e o biscuit.

Compartilhe: