Fonte: Assessoria

09/09/2016


V Canta Sudoeste premia 20 melhores interpretes do Sudoeste


O V Canta Sudoeste – Festival de Interpretação de Música do Sudoeste do Paraná – realizado no final de semana mostrou mais uma vez o potencial dos interpretes da região. As apresentações deixaram o corpo de jurados (formados por cinco especialistas) com a difícil tarefa de identificar as melhores atuações na sexta-feira (19) com a categoria infantojuvenil e no sábado com a categoria adulto.

O público que acompanhou as interpretações no Espaço da Arte, em Francisco Beltrão, assim como os diretores de Departamento de Cultura do Sudoeste, testemunharam o talento de 58 cantores enviados de 31 municípios. A promoção do festival foi da  Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop), sob coordenação da 14ª Regional da Cultura e apoio da Secretaria de Estado da Cultura e do município de Francisco Beltrão. A coordenação comemorou o sucesso do evento e defende a continuidade com maior mobilização.

Avaliação


O prefeito de Ampere, presidente da comissão de Educação, Cultura e Esporte da Amsop Hélio Alves enalteceu o festival e relatou a alegria em contribuir para sua realização. “Se tem uma pessoa que está feliz pela realização do Canta Sudoeste sou eu. Participo de festivais há muito tempo e desde a primeira edição do Canta Sudoeste em 1997 sempre defendi a retomada. Tivemos outras edições inclusive com gravação de CD, e uma das últimas edições foi em 2009 na gestão do então prefeito de Renascença, José Kresteniuk, lá no Centro de Eventos do lago. Então foi muito bom resgatarmos e vamos trabalhar para que continue nos próximos anos”, declarou Alves.

O presidente da Amsop, prefeito de Marmeleiro Luiz Bandeira observa que mesmo sendo um ano eleitoral o festival se consagrou com sucesso. “Tínhamos um pouco de receio por ser um ano de eleição, mas o pessoal participou e mostrou seu potencial. Entendo que nos próximos anos deva ser ainda mais trabalhado para revelar os artistas que temos”, frisou Bandeira.

Para o presidente da 14ª Regional da Cultura, diretor de Cultura de Ampere, Gilberto da Costa Valêncio o evento foi muito além das expectativas. “Vejo como um importante congraçamento de artistas e diretores de cultura que também saíram felizes pela oportunidade. Agradecemos imensamente a Amsop pela promoção do festival e esperamos que novas edições sejam realizadas”, avaliou Valêncio.
Marilene Corrêia Steimbach, diretora Municipal de Cultura de Francisco Beltrão reiterou a manutenção do festival. “É uma satisfação contribuir para a retomada do festival regional e acompanhando as apresentações vemos da importância em dar espaço para nossos artistas e de poder propiciar essa interação entre diretores e participantes. Esperamos que o festival possa continuar e ser referência no Sudoeste”, comentou a diretora.

Foram entregues R$ 20.400,00 em prêmios em dinheiro para os 10 melhores colocados nas categorias infantojuvenil e adulto.

Compartilhe: