Fonte: Assessoria

10/10/2016


Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo IFPR 2017


Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2017 do Instituto Federal do Paraná. Neste ano, o IFPR presente em todo o Paraná oferta 5161 vagas em 47 cursos técnicos de nível médio e 24 cursos superiores, distribuídos entre 24 cidades em diferentes regiões do estado.

Para o Campus Capanema, são 40 vagas no curso Técnico Integrado de Cooperativismo e mais 40 vagas no curso Técnico Integrado de Informática (curso novo).
 
As inscrições devem ser realizadas pela internet até o dia 8 de novembro, mediante a escolha de língua estrangeira e preenchimento de questionário socioeconômico. A taxa de inscrição é de R$ 60 e deve ser paga até 9 de novembro de 2016, em horário bancário. 
 
A aplicação das provas será realizada simultaneamente nos campi onde os cursos são ofertados, em uma única fase, no dia 11 de dezembro de 2016, das 14h às 18h30.
 
Isenção da taxa de inscrição
Poderá ser concedida isenção da taxa de inscrição aos candidatos que comprovem não poder arcar com tal ônus junto ao IFPR, mediante comprovação de inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou pela comprovação de renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.  Para o segundo caso, é preciso que o candidato seja oriundo de escola pública ou tenha cursado escola particular na condição de bolsista integral. Detalhes e mais informações sobre a solicitação da isenção da taxa de inscrição estão disponíveis nos editais que regem o Processo Seletivo.  Acesse www.ifpr.edu.br

 
Inclusão social
Por meio do processo seletivo, o IFPR destina 80% das vagas à inclusão social: 60% são reservadas a candidatos oriundos de escolas públicas ou que tenham obtido certificado de conclusão com base em exames de certificação; 10% são reservadas aos candidatos autodeclarados pretos ou pardos; 5% aos indígenas e 5% aos candidatos com deficiência. Os 20% restantes são destinados à concorrência geral. As regras e procedimentos referentes às reservas de vagas estão disponíveis nos editais.
 
Campi do IFPR
Os cursos são oferecidos em 24 campi, situados nas cidades de Assis Chateaubriand, Barracão, Campo Largo, Capanema, Cascavel, Colombo, Coronel Vivida, Curitiba, Foz do Iguaçu, Goioerê, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Jaguariaíva, Quedas do Iguaçu, Londrina, Palmas, Paranaguá, Paranavaí, Pinhais, Pitanga, Telêmaco Borba, Umuarama e União da Vitória.
 
O IFPR
Referência em educação profissional, científica e tecnológica o IFPR é uma instituição federal reconhecida pelo compromisso com a educação e a transformação social. É voltado à educação superior, básica e profissional, e especializado na oferta gratuita de educação profissional e tecnológica em diferentes modalidades, níveis e formas de ensino.

Compartilhe: