Fonte: Assessoria

17/10/2016


Cresol Santa Izabel do Oeste comemora 15 anos em grande evento


Na sexta-feira, 7 de outubro, a Cresol Santa Izabel do Oeste comemorou os 15 anos da cooperativa no município. O evento comemorativo reuniu sócios, diretores e parceiros da cooperativa que construiu ao longo dos seus 15 anos uma história de luta pelos agricultores familiares da região, dando continuidade no trabalho que o maior Sistema de Cooperativas de Crédito Rural Solidário desenvolve para mais de 200 mil famílias cooperadas em nove estados brasileiros.

A fala de abertura foi feita pelo Conselheiro Presidente da Cresol Santa Izabel do Oeste, Antonio Teles dos Santos. O presidente agradeceu a presença de todos e destacou a importância que os sócios e os conselheiros tiveram para a consolidação da cooperativa no município. Também estiveram presentes no evento comemorativo o Conselheiro Presidente da Cresol Base Fronteira, Wilson Camargo, e o Conselheiro Presidente da Central Cresol Baser, Alzimiro Thomé.

Em seu discurso, Thomé agradeceu a cooperativa pela luta em prol das famílias agricultoras. “A Cresol Santa Izabel do Oeste tem uma importância muito grande dentro do Sistema Cresol, e hoje tem o reconhecimento de seus sócios que são a razão do trabalho e esforço da cooperativa para o desenvolvimento dessas famílias, do município e da região da Fronteira”, destacou o Conselheiro Presidente da Central Cresol Baser.

Durante a noite, a cooperativa exibiu um vídeo que contava a história da Cresol Santa Izabel do Oeste, com depoimentos de sócios que destacaram a sua importância, e também homenageou os 31 sócios fundadores, que são os responsáveis pelo início do desenvolvimento da cooperativa. No encerramento da solenidade todos brindaram como forma de parabenizar a cooperativa Cresol Santa Izabel do Oeste pelos seus 15 anos de história e luta pela Agricultura Familiar.

História

No final da década de 90 foi implantada a Escola Comunitária de Agricultores nos municípios de Ampére, Santo Antônio do Sudoestes, Pérola do Oeste, Realeza e Santa Izabel do Oeste, que buscava discutir os problemas vividos por famílias agricultoras, principalmente o acesso ao crédito. Muitos momentos de debates foram realizados entre a coordenação dos grupos e decidiu-se por criar a Cooperativa Cresol nos três municípios da região onde ainda não existia, como Ampére, Realeza e Santa Izabel do Oeste.

O debate foi amadurecendo e os agricultores entendiam a importância da cooperativa Cresol para a região, pois iria potencializar o desenvolvimento local. Foi com esse objetivo que um grupo de 31 agricultores decidiram fundar no ano de 2002 a Cresol Santa Izabel do Oeste.

Desde 2002 a Cresol Santa Izabel do Oeste é uma realidade no município e apesar das dificuldades encontradas no começo, hoje ela é a principal entidade da Agricultura Familiar, consolidada com um grande número de sócios e com o reconhecimento do público.

Compartilhe: