Fonte: Assessoria

14/11/2016



O secretário de Estado do Meio Ambiente (SEMA) Antonio Carlos Boneti esteve discutindo na sexta-feira (28) na Amsop os primeiros passos de um projeto piloto de descentralização da Secretaria e de suas vinculadas. A ideia é realizar um evento em março de 2017, na Amsop, com os novos gestores municipais do Sudoeste e secretários de agricultura e meio ambiente com toda a estrutura da SEMA, Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Águas Paraná, Mineropar e ITCG (Instituto de Terra Cartografia e Geociências).

A ideia foi discutida com os representantes das vinculadas da SEMA no Sudoeste, entidades como Agência de Desenvolvimento do Sudoeste do Paraná, Amsop, Assema (Associação dos Secretários Municipais de Agricultura e Meio Ambiente), Seab e futuros gestores.

De acordo com Boneti a proposta quer fazer com que a Secretaria e suas vinculadas possam expor para os futuros gestores municipais seus projetos, ações e iniciativas que podem ser feitas em parceria. “Percebi nesse período como Secretário que a gente trabalha mais na região metropolitana de Curitiba, no litoral e que no interior somos muito distante. Queremos levar até as regiões nossa estrutura e mostrar que podemos fazer muitos projetos de acordo com a necessidade do município e região. A proposta está sendo debatida ainda, vim buscar ideias com o pessoal do Sudoeste, mas acredito que teremos um grande evento em março”, adiantou o Secretário.

Participaram da reunião e provaram a ideia o prefeito de Santa Isabel do Oeste, representando a Amsop, Moacir Fiamoncini; o prefeito eleito de Francisco Beltrão Cleber Fontana; o vice-prefeito eleito Antonio Pedron; o secretário da Amsop José Kresteniuk; o presidente da Agência de Desenvolvimento Luiz Carlos Peretti; o diretor da Agência de Desenvolvimento Célio Boneti; o chefe regional da SEMA Juan Artega; o chefe do escritório regional do IAP em Francisco Beltrão Dirceu Abatti; o gerente regional da Águas Paraná Alberto Piccinini; o chefe da Seab Francisco Beltrão Neri Munaro; e o presidente da Assema Hélio Vansetto.

“Essa é uma proposta que vai trazer inúmeros avanços para a nossa região no âmbito ambiental e vejo que a presença do Boneti na Secretaria possibilitará maior aproximação da Secretaria com nossa região. Sem dúvida que o Sudoeste está sendo visto com outros olhos agora com o Boneti, e os nossos deputados estaduais”, frisou o prefeito Moacir.

O presidente da Agência de Desenvolvimento completou dizendo que “existe uma necessidade muito grande de um projeto de sustentabilidade ambiental para o Sudoeste, e essa proposta deve direcionar os trabalhos nesse sentido”, observou Peretti.

Compartilhe: