Fonte: Assessoria

14/11/2016


Tribunal de contas faz treinamento sobre obras públicas, na Amsop


O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) esteve mais uma vez na Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) em Francisco Beltrão, orientando funcionários municipais sobre a legislação no âmbito de obras públicas. As explicações abrangeram desde o planejamento, licitação, contratação, execução da obra e até a fiscalização.

Embora a capacitação seja continua pelo TCE, o momento econômico do País e o envolvimento de empreiteiras em escândalos nacional despertou maior interesse dos funcionários para evitar problemas para os municípios. Outro fator é o encerramento de mandato no final do ano.

Uma prova disso foi a presença de mais de 120 pessoas, com destaque para equipes que vieram de Cascavel, Toledo, Candói e Tunas, entre outros. Ao todo 39 municípios enviaram seus representantes na área da engenharia civil, contadores, procuradoria e secretários.

A presença da equipe do TCE no Sudoeste acontece por meio da 1ª Seconex (Seminário de Controle Externo) do Tribunal que está presente de forma simultânea em oito cidades polos proferindo os treinamentos em áreas distintas. Na parceria com a Amsop estiveram palestrando o coordenador de fiscalização de obras públicas, Luiz Henrique Barbosa Jorge, acompanhado dos técnicos Moacyr Molinari, Maria José Carvalho, Manuel Padilha e Nelson Makato.

O coordenador de fiscalização do TCE afirmou que a presença da equipe na região é uma forma de aproximar ainda mais o tribunal dos municípios, mas que isso só é possível grassas a estrutura oferecida pela Amsop. “O TCE tem essa preocupação em manter constantes treinamentos ao funcionalismo público e aqui no Sudoeste a parceria com a Amsop, que possui esse espaço maravilho, oportuniza a vinda dos técnicos. Nossa presença evita o deslocamento de dezenas de servidores até Curitiba e contribui para maior participação”, observou Jorge, tecendo elogios a estrutura disponível para os eventos.

Esta é a segunda vez que o TCE está no Sudoeste em cerca de um mês. A última vez foi no dia 5 de outubro quando os técnicos orientaram os gestores públicos e representantes do terceiro setor (entidades, clubes, associações, fundações e institutos) sobre as regras que regem o repasse de recursos. De acordo com a coordenadoria o treinamento desta terça deve ser o último do ano.

Compartilhe: