Fonte: Assessoria Amsop

25/11/2016



A Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) realizou na sexta-feira (18) a primeira reunião dos prefeitos eleitos e reeleitos para a gestão 2017/2020. O encontro, realizado na sede da entidade em Francisco Beltrão colocou os novatos em contato com a estrutura da entidade, os projetos desenvolvidos e os andamento, e os responsáveis pelos escritórios, chefias e secretarias de órgãos de Estado. Também foram apresentados integrantes de entidades, associações, consórcio e instituições que são parceiras e ou tem ligação com a Amsop em projetos regionais.

Na oportunidade os prefeitos fizeram suas auto-apresentações ressaltando o compromisso de união pela entidade. A atuação da Amsop pelo Sudoeste foi o destaque do encontro, principalmente por liderar lutas e defesas em prol do desenvolvimento regional. A secretaria administrativa apresentou alguns desses projetos e ações, como o Leite Sudoeste, Embrapa, modernização das rodovias, consórcios de saúde, SAMU, Compra Sudoeste, aeroporto regional, Carta Ambiental, Carta Sudoeste Saúde, entre outros. Ainda foi salientado os serviços do Diário Oficial Eletrônico, a infraestrutura que possibilita cursos e encontros de pequena e grande proporção em nível de Estado, a presença do escritório regional do Compra Sudoeste, do escritório do Paraná Cidade e os apoios a dezenas de ações em prol do Sudoeste.

Compareceram ao encontro e fizerem parte da mesa de honra o presidente da Amsop o prefeito de Marmeleiro Luiz Bandeira, os deputados estaduais Wilmar Reichembach e Nelson Luersen, além do presidente do Ciruspar e da ARSS (Associação Regional de Saúde do Sudoeste) o prefeito de Ampere Hélio Alves.

Eleição

Nesta primeira reunião também foi confirmada a data da eleição da nova diretoria da Amsop. A convocação é para o dia 6 de janeiro, a partir das 9h, na sede da entidade. Uma composição de chapa já está sendo formada, tendo como candidato a presidente o prefeito de Coronel Vivida, Frank Schiavini, representando a microrregião de Pato Branco. Como vice-presidente está confirmado o nome na chapa do prefeito de Santa Isabel do Oeste Moacir Fiamoncini, representando a microrregião de Francisco Beltrão. Nos próximos dias serão definidos os demais membros que integraram a chapa.

Representação

Bandeira em seu discurso deu as boas vindas aos prefeitos e salientou os benefícios que a entidade vem oferecendo para a região. “Tive a grata satisfação de presidir a Amsop no ano de 2016 e dessa forma constatar como é importante sua atuação. Temos muitas lutas e reivindicações para contribuir com o melhor desenvolvimento do Sudoeste, e saliento a união dos prefeitos como ponto positivo para as conquistas. Com o empenho dos nossos deputados temos avançado nos projetos e muitas ações são feitas para o benefício da comunidade regional. Foi uma honra atuar a frente da Amsop”, frisou Bandeira em tom de despedida.

O deputado Reichembach parabenizou os prefeitos eleitos e comentou sobre a força da Amsop e da esperança no aeroporto regional. “Fui prefeito e sei das dificuldades de se administrar, principalmente em períodos de crise. Contem sempre comigo e com a Amsop para o auxílio porque é uma das entidades mais respeitadas no Sudoeste. E uma das lutas defendidas pela entidade é o aeroporto regional, que também é minha luta. Acredito muito nesse projeto porque existe recurso no fundo de interiorização dos aeroportos e o projeto do aeroporto regional está mantido na SAC”, lembrou o deputado.

Lursen observou que a Amsop é um orgulho para o Sudoeste. “Quanto estamos em Curitiba ou em Brasília e falamos em nome da Amsop somos ouvidos e respeitados. E isso acontece porque somos unidos e os prefeitos precisam continuar assim. Fui prefeito e presidente dessa entidade e digo que é exemplo para o País”, disse o deputado, aconselhando cuidado aos novatos para não tomarem medidas que possam ser prejudiciais no futuro. 

Audiências concessão

Outro tema debatido na reunião foi sobre a definição das datas das audiências públicas sobre a concessão do Corredor Sudoeste. A primeira audiência vai acontecer no dia 7 de dezembro, em Pato Branco, a partir das 19h na Câmara Municipal. Já no dia seguinte, no dia 8, a audiência acontece em Francisco Beltrão, a partir das 9h na sede da Amsop. Toda a comunidade regional está sendo convocada para participar e acompanhar as explicações do projeto que foi detalhado por profissionais do Departamento de Estradas e Rodagem (DER).

Compartilhe: