Fonte: Redação

25/11/2016



A empresa multinacional Global Serviços Geofísicos está realizando pesquisas e estudos geológicos, fazendo uso das estradas vicinais, rodovias, ruas e avenidas de Realeza e região.

O trabalho, através da Sísmica 2D Vibroseis, acontece na Bacia Sedimentar do Paraná, que alcança também o território do Estado de São Paulo, a atividade sísmica de reflexão bidimensional terrestre utiliza tecnologia dos caminhões vibroseis.

O objetivo específico da aquisição sísmica é obter informações das camadas de rochas em subsuperfície utilizando emissão e registro de ondas acústicas de baixa energia, chamadas ondas sísmicas. Sob aspecto procedimental, a atividade a ser exercida pela Global consiste basicamente na aquisição e processamento Pre Stack Time Migration (PSTM) e Post Stack Time Migration (POSTM) de 25.000 pontos de vibração sísmica de reflexo bidimensional terrestre na Bacia do Paraná, nos termos da resolução ANP nº 4/2012.

A Global é responsável pela execução do trabalho firmado entre a empresa e a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a empresa venceu o pregão nº 34/2015, realizado pela agência reguladora. O projeto é do Governo Federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), para conhecimento geológico da Bacia do Paraná, que tem atraído interesse para exploração de hidrocarbonetos (principais constituintes do petróleo, gás natural, carvão, etc).

O trabalho, em resumo, é divido em três partes. O primeiro Permissão; setor responsável por contatar com autoridades, proprietários, comunidades, realizar avaliações de danos e realização de vistorias nos imóveis circunscritos na área de aquisição sísmica.

O segundo, a Topografia; setor responsável pelo levantamento topográfico com implantação de estacas de madeira para marcação de distâncias e direção da faixa pesquisada com a finalidade de localizar pontos de vibração e registro. Todo levantamento topográfico é realizado às margens de rodovias, federais, estaduais, municipais e privadas – asfaltadas ou não – para identificar coordenadas geográficas e marcar distâncias.

E o terceiro, o Registro: setor responsável pela distribuição de cabos, geofones, HDR’s e estacas de marcação de pontos, com a passagem de veículos vibroseis para obtenção dos dados sísmicos, e o recolhimento dos materiais utilizados deixando a área limpa. Todos os funcionários são uniformizados para realização dos trabalhos, e divididos em equipe, sendo; a) a equipe Sismo 1 espalha cabos e geofones para obtenção dos dados sísmicos; b) caminhões vibroseis são veículos que emitem vibrações de ondas sísmicas; c) casa branca e transcriber são veículos responsáveis por enviar o sinal que permite a vibração do veículo vibroseis e armazenamento dos dados sísmicos adquiridos em campo, respectivamente; d) a turma Sismo 2 recolhe os materiais espalhados que serão transportados em veículos em continuação da linha; e) inspeção é a turma que percorre toda a área do projeto fazendo revisão e limpezas (retirada de estacas, recolhimento de cabos e geofones abandonados), verificações e recuperações de possíveis danos oriundos à atividade de aquisição sísmica. Após a conclusão das atividades, será emitido um documento de vistoria de avaliação de danos, a empresa se responsabiliza por danos causados em imóveis e/ou culturas existentes em virtude da pesquisa, e indenizará de acordo com a vistoria de avaliação.

A empresa Global Serviços Geofísicos possui licenças e autorizações pertinentes ao trabalho de aquisição sísmica.

Compartilhe: