Fonte: Assessoria - Foto: Ariel Tavares

10/12/2016



A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Realeza, em parceria com o Copel, está implementando um projeto de reposição florestal numa área de 3,45 hectares pertencente a Universidade. O plantio de 5.750 mudas busca atender a legislação ambiental, já que a companhia de energia elétrica está implantando uma linha de transmissão e fará o corte de vegetação.

A área escolhida para fazer a compensação florestal está inserida no Bioma Mata Atlântica, onde está a nascente e o córrego Água Branca. Ao lado, existe um remanescente de floresta em estágio médio de regeneração. De acordo com o projeto, "a presença de fragmentos de floresta dá maior probabilidade de êxito na recomposição florestal, devido à disponibilidade natural de sementes encontradas no solo que junto às espécies introduzidas irão contribuir para a aceleração do processo de restauração da área".

O projeto de reposição florestal contou ainda com a participação da Assessoria de Infraestrutura e Gestão Ambiental do Campus Realeza e do curso de Ciências Biológicas. "Para além do cuidado necessário da área de manancial, conforme a legislação ambiental, uma série de outras atividades de ensino, pesquisa e extensão poderão ser realizados por discentes, docentes e servidores técnico-adminstrativos em educação, visando acompanhar as transformações que irão ocorrer na medida em que as árvores plantadas tomarão corpo e modificarão a paisagem e o ambiente", comentou o diretor do Campus Realeza, professor Antonio Marcos Myskiw.

O plantio das 5.750 mudas está sendo executado pela empresa SOMA (Serviços, Organização e Meio Ambiente), contratada pela Copel. A UFFS, por meio da Assessoria de Infraestrutura e Gestão Ambiental, também auxilia no plantio e, posteriormente, irá contribuir com a vistoria e a manutenção da área.

Foram escolhidas para o reflorestamento 47 espécies de árvores nativas, entre elas estão cedro, caroba, araucária, angico branco e peroba rosa. O processo de plantio deve ser finalizado ao final do mês de dezembro.

Linha de Transmissão

A Copel está implantando uma Linha de Transmissão de 230 quilovolts que irá ligar as subestações de Foz do Chopim e Realeza Sul, passando entre os municípios de Quedas do Iguaçu, Cruzeiro do Iguaçu, Boa Esperança do Iguaçu, Nova Prata do Iguaçu, Salto do Lontra, Santa Izabel do Oeste e Realeza, numa extensão de 52 quilômetros.

A instalação do empreendimento traz como principal impacto o corte da vegetação ao longo da faixa de segurança, necessária para a transmissão de energia elétrica. Sendo assim, o Projeto de Reposição Florestal busca atender o Programa de Reposição Florestal contido no Relatório de Detalhamento dos Programas Ambientais.

Compartilhe: