Fonte: Assessoria dep. Zeca

14/12/2016



Lideranças estiveram reunidas no sábado (10), na Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), em Realeza, para participar do Seminário “Avança Minha Cidade: Desenvolvimento para as regiões Oeste e Sudoeste do Paraná”. O evento foi organizado pelo mandato do deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR). A intenção é promover conhecimento nas áreas jurídicas, administrativas e de comunicação na gestão pública.
 
O Seminário reuniu prefeitos (as) e vereadores (as) eleitos e reeleitos para o mandato que se inicia em 2017, além de outras lideranças vindas de 14 municípios. Também participou do evento o deputado estadual Professor Lemos. Foram ministradas as palestras “Transição de Mandato: Reconhecimento da situação do município e primeiras medidas para janeiro”; “Gestão Fiscal: Programas Federais e Equipe Técnica”; “Jurídico: Como ser um gestor dentro da legalidade” e “Comunicação como ferramenta de divulgação das ações da gestão pública”.
 
Na abertura do Seminário, o deputado estadual Professor Lemos parabenizou a ação do deputado federal Zeca Dirceu e destacou o compromisso com a educação. “Quero antes de tudo, parabenizar o deputado Zeca, que assim como eu, tem sido um guerreiro da educação. Parabenizo também por estar abrindo este espaço de conhecimento para tantos companheiros que em breve estarão iniciando uma nova gestão. Esse espaço de aprendizado é essencial”, pontuou.
 
Em sua fala inicial, Zeca Dirceu comentou a importância dos seminários para a gestão pública. “Este é o segundo encontro que o meu mandato organiza. Fizemos um em Umuarama recentemente e também foi de grande sucesso. O meu mandato está a disposição das lideranças, não apenas na parceria política, mas também para resolver e trabalharmos juntos nas questões técnicas que influenciam diretamente no trabalho que realizamos pela liberação de recursos que, mais tarde, serão revertidos em obras”, disse.
 
Uma das palestras que despertou maior interesse dos participantes foi na área jurídica, em que o advogado doutor Márcio Batista falou sobre a transformação da administração pública no Brasil. “Os novos gestores, prefeitos que estarão assumindo seus cargos no dia 1º de janeiro, precisam estar preparados para isso. É preciso ficar atento não somente com a legalidade dos seus atos, mas também com a moralidade e a eficiência do serviço público”, pontuou.
 
Para quem participou do encontro o momento foi de muito aprendizado. O professor Márcio Castilho, liderança de Manfrinópolis e Salgado Filho, comentou que o que mais lhe chamou a atenção foi a diversidade dos temas  abordados dentro da gestão pública. “Muito mais do que simplesmente chefiar uma prefeitura, um departamento ou uma secretaria aprendemos muito sobre como possibilitar o desenvolvimento coerente das ações com os bens públicos. Saímos daqui com uma visão geral das mais diversas situações, com uma visão geral da parcialidade e o olhar atento do gestor”, pontuou. “Este seminário traz uma confiança maior para quem vai trabalhar na próxima gestão que virá em um momento desafiante e de crise”, complementou.

Compartilhe: