Fonte: Assessoria - Foto: André Bertolino/UFFS

20/12/2016


Professor Luiz Fernando Coelho ministra Aula Magna para especialização em Direitos Humanos em Realeza


Uma Aula Magna deu início as atividades do curso de especialização em Direitos Humanos, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Realeza. A aula, que ocorreu no sábado (17), foi ministrada pelo professor e doutor em Filosofia do Direito, Luiz Fernando Coelho, que promoveu um debate sobre a teoria geral dos direitos humanos. O evento contou com a participação da comunidade acadêmica e regional.

Criador de uma Teoria Crítica do Direito, concepção inovadora que provocou uma profunda renovação na jusfilosofia brasileira e tornou-se objeto de cursos, seminários e conferências, no Brasil e no exterior, o professor Luiz Fernando Coelho iniciou a Aula Magna com uma breve origem histórica sobre os Direitos Humanos para destacar os sete princípios norteadores da teoria geral dos direitos humanos, dos quais é autor.

Para o coordenador do curso, professor Marcos Antônio Beal, trazer  para a Aula Magna um dos grandes nomes da Filosofia do Direito no país é de grande importância. "A presença do professor Luiz Fernando Coelho neste evento não veio apenas engrandecer a pós-graduação em Direitos Humanos do Campus Realeza, mas também foi um momento único de realização da vocação que está na essência da Universidade, a de promover os grandes debates de nosso tempo histórico", ressaltou.

Durante o evento, Coelho retomou as origens históricas dos Direitos Humanos a partir das Revoluções Francesa e Americana, sendo que "após a Segunda Guerra Mundial, marcada pelas atrocidades praticadas contra prisioneiros e populações civis, os Direitos Humanos passaram a ser tratado de maneira autônoma e a constituir objeto de disciplina própria, caracterizado por sua interdisciplinariedade e transdisciplinariedade", explicou.

Baseado em seu livro "Helênia e Devília", que traz uma sistematização dos temas relacionados aos Direitos Humanos, Coelho falou sobre os sete princípios da teoria geral dos direitos humanos. "Os princípios elencados têm, entre outras, uma função informadora para o legislador, normativa para os casos de insuficiências da lei [lacunas] e interpretadora, como critério de orientação para o intérprete e para a magistratura", completou.

Sobre o convite para ministrar a Aula Magna, o professor destacou a importância do trabalho desenvolvido ao longo de sua carreira. "Quando recebi o convite para proferir a primeira aula numa especialização em Direitos Humanos, tema difícil e controvertido, fui tomado pelo sentimento de que o trabalho desenvolvido em meio século de vida acadêmica está produzindo frutos. E isto é um alento para perseverar, a despeito da idade avançada. Só tenho que parabenizar a UFFS por iniciativa de tamanha relevância", comentou.

Compartilhe: