Fonte: Assessoria Amsop

16/02/2017


Sudoeste: Instituições fortalecem parceria para incentivar compras públicas de micro e pequenas empresas


Microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte têm uma série de benefícios para fornecer produtos e serviços ao setor público. Para reforçar a divulgação de licitações, simplificar a participação destas empresas nos certames e incentivar os negócios com prefeituras, câmaras e consórcios, as entidades que integram o Compra Sudoeste renovaram o termo de parceria do programa, na terça-feira (14), na sede da Amsop, em Francisco Beltrão
 
Através do Sebrae/PR, Amsop, Agência e Cacispar, o Compra Sudoeste estimula as compras públicas de pequenos fornecedores por meio da implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa nos municípios do Sudoeste. “Quando uma prefeitura, por exemplo, compra de uma empresa local, está fazendo com que o dinheiro fique no município e gere renda para sua própria população. Por isso, este tipo de relação deve ser cada vez mais incentivada”, afirma o presidente de Amsop, Frank Schiavini.
 
O Sebrae/PR estima que os 42 municípios do Sudoeste comprem cerca de R$ 1,5 bilhão ao ano em produtos e serviços através de licitações. A participação de pequenas empresas neste montante, no entanto, ainda é considerada baixa: de apenas 34%. 
 
Isso ocorre, segundo o gestor de Políticas Públicas na regional Sul do Sebrae/PR, Gerson Miotto, porque muitas empresas ainda desconhecem as facilidades para vender ao setor público ou não o veem como uma oportunidade de negócio. “Existe uma série de benefícios para que pequenos empreendedores forneçam aos órgãos públicos, mas muitas vezes as licitações não são vistas como uma oportunidade de a empresa expandir sua atuação e acessar novos mercados”, justifica Miotto. “É esta realidade que queremos mudar, aproximando pequenos negócios de um grande comprador, que é o poder público”, projeta o consultor do Sebrae.
 
 Um dos principais pilares do trabalho do Compra Sudoeste na região é estabelecer um processo permanente de mapeamento, capacitação e negociação para compradores e fornecedores de compras governamentais e manutenção de um site que aproxima as empresas e o setor público. Através do www.comprasudoeste.com.br,  fornecedores podem se cadastrar gratuitamente de acordo com sua área de atuação e receber avisos de licitações de todo o Sudoeste.

Compartilhe: