Fonte: Ana Beatriz Schildt Hoff e Cleber Serafin

18/04/2017


IFPR Capanema presente no FLISOL evento internacional de informática


O FLISOL - Festival Latino de Instalação de Software Livre - é um evento internacional, que busca disseminar o uso e a filosofia, alcance, avanços e desenvolvimento ao público em geral de programas e sistemas operacionais gratuitos. No último dia 8 de abril, o evento teve sua quarta edição na cidade de Cascavel, no qual contou com a presença do Instituto Federal do Paraná - Campus Capanema, através de sua equipe de estudos em robótica. Dentre várias palestras e exposições, algumas assistidas pelos alunos foram a com os seguintes temas:

Iniciação científica:Com o tema “a introdução de jovens e adolescentes no meio de pesquisas” foram apresentadas metodologias e desenvolvimento de novas tecnologias, através de procedimentos e aprendizagens diversificadas.

GIMP: Edição e Manipulação de Imagens. O GNU Image Manipulation Program, é um software de código fonte aberto, usado principalmente para edição de imagens e desenhos vetoriais.

O curso com base no software atendeu as necessidades de edição dos usuários mais básicos as mais profissionais – desde a criação de gráficos, logotipos, redimensionamento de fotos, alteração cores, combinar imagens utilização de camadas até remoção partes indesejadas-, aproximando o público da proposta do evento.

Robótica Educacional: O principal objetivo da robótica educacional é promover estudo de disciplinas já conhecidas, como física, matemática, geografia, química entre outros. Porém, com o diferencial da estimulação da inteligência e interdisciplinaridade. Aplicando isso na prática, o aluno seria incentivado a desenvolver projetos usando a metodologia de resolução de problemas. Com ferramentas adequadas para realização de projetos, é possível explorar alguns aspectos de pesquisa, construção e automação. Um dos exemplos apresentados é discutir a solução para irrigar um campo automaticamente, com uso de robôs e softwares.

Palestras voltadas para a área de Hackerismo: A palavra “hacker”, normalmente é vista com maus olhos, sendo associada a atividades ilícitas.

Porém, o objetivo da palestra, além de deixar um alerta para as atividades ilegais, era vincular a palavra com uma profissão.

Atualmente, existem alguns hackers contratados por grandes empresas para testarem a segurança dos seus sistemas informáticos. Dessa forma, tentam entrar no sistema, descobrindo as suas fragilidades para melhorar a segurança e prevenir futuros ataques.

Algumas tecnologias como, como impressoras 3D em pleno funcionamento foram expostas nesse evento, contando com a explicação e informação de correta de profissionais na área e também apresentando vários trabalhos fantásticos finalizados como próteses e órteses.

Projetos pessoais como carros seguidores de linha para competição e réplicas de estacionamento eletrônico automático também fizeram presença no evento.

Compartilhe: