Fonte: Assessoria - Fotos: Ariel Tavares/UFFS

25/04/2017


UFFS Realeza promove fóruns temáticos de discussão para II COEPE


A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza organizou uma sequência de debates para delinear políticas e ações para a II Conferência de Ensino, Pesquisa e Extensão (COEPE). Ao todo, foram criados 12 fóruns temáticos de discussão, e o primeiro deles ocorreu na última quinta-feira (20), quando estiveram em destaque os temas voltados à Agricultura Familiar, à Agroecologia, à Soberania e Segurança Alimentar.

Cada fórum temático traz uma proposta de diálogo com a comunidade acadêmica e regional, com a finalidade de eleger as ações prioritárias nos campos do Ensino, da Pesquisa, da Extensão e da Cultura. A sistematização das discussões comporá o Documento Final da II COEPE, que será apresentado na Plenária Final marcada para os dias 14 e 15 de setembro, em Chapecó-SC.

De acordo com o diretor do Campus Realeza, Antônio Marcos Myskiw, as discussões contribuirão para orientar o planejamento institucional da UFFS. "No final do ano passado, fizemos a plenária de abertura e a avaliação da I COEPE e definimos os eixos temáticos. Agora é um momento de troca de informações e também de levantar problemas para que a Universidade – junto com alunos, docentes, técnicos e comunidade regional – possa propor soluções. Claro que a Universidade não poderá resolver sozinha todas as demandas, mas pode auxiliar a construir caminhos alternativos com a participação e o apoio de outras entidades", destacou.

Durante o primeiro fórum temático, foram discutidas novas alternativas de produção para a agricultura familiar, observando a menor utilização de agrotóxicos, a preservação da biodiversidade, a produção agroecológica e outras alternativas para fixação do agricultor no campo. O debate abordou ainda os hábitos alimentares da população, a conscientização dos consumidores, o desperdício de alimentos, assim como o sobrepeso e obesidade da população.

O debate contou com a participação da comunidade acadêmica e regional. A mediação das discussões foi organizada pela professora da UFFS, Rozane Márcia Triches, e foram convidados para a mesa de debate os professores Pedro Ivan Cristoffoli (UFFS), Leomar Rippel (UFFS), Marcio Gazolla (UTFPR), Fabiana Elias (UFFS), o agricultor José Antonio Barichello, de Antonio do Sudoeste, e os biólogos Cássio Batista Marcon (UFFS) e Eduardo Cereto (UFFS).

O próximo fórum temático será sobre "Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social" e será realizado no dia 3 de maio, às 19h, no Auditório do Bloco A do Campus Realeza. A participação no evento é aberta a todos.

Confira os temas e as datas de realização de cada fórum temático:

Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social
Data: 03 de maio de 2017 – 19h às 22h30
Local: Auditório do Bloco A

Educação Básica
Data: 12 de maio de 2017 – 19h às 22h30
Local: Auditório do Bloco A

Educação Popular e democrática
Data: 18 de maio de 2017 – 19h às 22h30
Local: Auditório Bloco Professores

Gestão Pública e Políticas Públicas
Data: 24 de maio de 2017 – 19h às 22h30
Local: Auditório Bloco Professores

Integração acadêmica, currículo e interdisciplinaridade
Data: 02 de junho de 2017 – 13h30 às 17h30
Local: Auditório Bloco Professores

Meio Ambiente e sustentabilidade, saúde e bem-estar animal
Data: 05 de junho de 2017 – 19h às 22h30
Local: Auditório do Bloco A

Mobilidade Acadêmica e Internacionalização
Data: 13 de junho de 2017 – 19h às 22h30
Local: Auditório Bloco Professores

Saúde Pública
Data: 19 de junho de 2017 – 19h às 22h30
Local: Auditório do Bloco A

Direitos Humanos e Cidadania
Data: 26 de junho de 2017 – 13h30 às 17h30
Local: Auditório Bloco de Professores

Inclusão e Ações Afirmativas
Data: 04 de julho de 2017 – 19h às 22h30
Local: Auditório Bloco Professores

Consolidação e expansão
Data: 05 de julho de 2017 – 13h30 às 17h30
Local: Auditório Bloco Professores

Compartilhe: