Fonte: Assessoria UFFS

09/05/2017


Inscrições para o Enem 2017 estão abertas até o dia 19 de maio


As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 iniciaram na manhã desta segunda-feira (8). O prazo vai até as 23h59, de sexta-feira (19). As inscrições ocorrem no site www.enem.inep.gov.br/participante.
 
Na hora da inscrição, os candidatos devem informar telefone fixo ou celular, além de e-mails, para que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) possa entrar em contato com o participante. Os dados devem estar atualizados.
 
O estudante também terá que criar uma senha de, no mínimo, seis e, no máximo, dez caracteres. Essa senha deve ser guardada, pois o candidato precisará dela até o próximo ano, seja para conferir o resultado do exame ou para participar de processos seletivos que utilizam as notas das provas, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (ProUni). O processo de recuperação da senha foi alterado e, segundo o MEC, a intenção é garantir mais segurança. A partir desta edição, a senha só poderá ser recuperada por SMS ou e-mail.
 
Neste ano, o exame passou por algumas mudanças. As provas, por exemplo, passam a ser aplicadas em dois domingos consecutivos, nos dias 5 e 12 de novembro. Além disso, a ordem das provas será alterada: no primeiro domingo (5), serão aplicadas as provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação, com 5h30 de duração; no segundo domingo (12), serão aplicadas as provas de Matemática e Ciências da Natureza, com 4h30 de duração. A taxa de pagamento também mudou, passou para R$ 82.
 
A respeito da isenção da taxa de inscrição, outra novidade: passam a ser isentos do pagamento da taxa, além dos estudantes concluintes do Ensino Médio na rede pública, todos os estudantes cadastrados no CadÚnico, um programa do Governo Federal que reúne famílias de pobreza e extrema pobreza, com rendimento mensal de até meio salário mínimo por membro familiar, ou de até três salários mínimos de renda total mensal no grupo familiar. O outro grupo beneficiado com a isenção é o de membros de família com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e que cursaram todo o Ensino Médio na rede pública de ensino ou como bolsista integral em escola da rede privada (Lei 12.799/2013). A isenção deve ser solicitada no Sistema de Inscrição por meio de Declaração de Carência Socioeconômica.
 
O exame não servirá mais para certificar o Ensino Médio, função que voltará a ser do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Também não será mais feita a divulgação do ranking por escolas.
 
Os candidatos poderão solicitar atendimento especializado ou específico. Atualmente, o Inep disponibiliza guia-intérprete, tradutor-intérprete de Libras, leitura labial, prova ampliada, prova em braile, prova super ampliada, auxílio para leitura, auxílio para transcrição, entre outros mecanismos para promover a acessibilidade.
 
Nesta edição, um novo recurso vai auxiliar participantes com surdez e deficiência auditiva: a prova em vídeo Libras, oferecida em caráter experimental. Participantes com surdez e deficiência auditiva poderão selecionar apenas um tipo de recurso.
 
Cursos de Graduação ofertados na UFFS
 
A UFFS utiliza a nota do Enem como principal forma de seleção de alunos para os cursos de Graduação. Após a realização da prova, os candidatos podem inscrever-se no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e concorrer a uma vaga em um curso da UFFS.

A seleção é feita duas vezes ao ano, conforme calendário do SiSU. Por isso, é importante ficar atento às datas e aos cursos ofertados em cada fase do SiSU.
 
Ao todo, a UFFS oferta vagas em 40 cursos de Graduação em seis campi da Instituição, são eles:
 
Campus Realeza: Ciências Biológicas, Física, Letras – Português e Espanhol, Medicina Veterinária, Nutrição, Química.
 
Campus Laranjeiras do Sul: Agronomia, Ciências Econômicas, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Aquicultura, Interdisciplinar em Educação no Campo.
 
Campus Cerro Largo: Administração, Agronomia, Ciências Biológicas, Engenharia Ambiental e Sanitária, Física, Letras – Português e Espanhol e Química.
 
Campus Chapecó: Administração, Agronomia, Ciência da Computação, Ciências Sociais, Enfermagem, Engenharia Ambiental e Sanitária, Filosofia, Geografia, História, Letras – Português e Espanhol, Matemática, Medicina e Pedagogia.
 
Campus Erechim: Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Sociais, Engenharia Ambiental e Sanitária, Filosofia, Geografia, História e Pedagogia.
 
Campus Passo Fundo: Medicina.

Compartilhe: