Fonte: Redação

22/05/2017


Curso da Amsop capacita servidores para operar convênios no Siconv


Até quinta-feira cerca de 60 servidores municiais da região participam de curso oferecido pela Amsop (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná) às prefeituras do Sudoeste. A qualificação está capacitando gestores e equipe técnica para operar o Siconv, o portal em que são firmados os convênios entre os municípios e a União.
 
Com duração de quatro dias, o curso irá trabalhar 19 módulos e não tem custo aos participantes. A Amsop contratou diretamente o curso junto à Squadra Consultoria e disponibilizou uma vaga por prefeitura, um modelo que, além de profissionalizar os gestores, tem gerado economia aos governos municipais.
 
“Ao invés da Prefeitura ter que enviar o servidor a Curitiba e com custo de diárias, nós conseguimos trazer o curso para a região e de forma gratuita, porque além de estar envolvida em grandes projetos regionais, a Amsop também precisa dar o devido suporte para que os municípios façam todos os processos de maneira correta”, explica o secretário executivo da entidade, José Kresteniuk.
 
Através do Siconv os municípios oficializam convênios para as chamadas transferências voluntárias. Sempre que uma obra é liberada pela União, por exemplo, todo o processo é registrado no portal, que agiliza a contratação e também permite acompanhar melhor a prestação de contas.
 
Segundo o instrutor Alexandre Cedran, que ministra o curso em Francisco Beltrão, a capacitação permite às prefeituras ter uma equipe técnica melhor qualificada para auxiliar os prefeitos. “Em última análise é o administrador público, no caso o prefeito, que é o responsável pela gestão da sua cidade, mas tudo isso só acontece se houver uma equipe técnica que seja capaz de lhe oferecer informações seguras e corretas sobre os processos e que lhe permitam tomar decisões e acompanhar a operação e execução dos projetos, principalmente quando envolve recursos de outras esferas”, explica.
 
Esta é a segunda capacitação oferecida pela Amsop aos municípios neste ano. Em abril, a entidade promoveu um seminário sobre planejamento da educação a gestores municipais e, além disso, promove outros eventos voltados ao interesse dos municípios do Sudoeste, principalmente os que envolvem processos técnicos.

Compartilhe: