Fonte: Assessoria - Foto; Ilustrativa

26/07/2017



A Usina Baixo Iguaçu iniciou a implantação topográfica da linha de transmissão nas propriedades onde serão construídas as torres de transmissão. Este trabalho consiste na reimplantação dos marcos topográficos, que servem como referência para a construção das torres. A linha de transmissão será chamada de LT 230 KV UHE Baixo Iguaçu-Cascavel Oeste.

A topografia já foi concluída entre os municípios de Capitão Leônidas Marques e Lindoeste e no momento estão realizando a limpeza de faixa, abrindo os acessos e escavando as bases das torres neste trecho. No inicio do mês de agosto será iniciada a reimplantação topográfica entre Lindoeste e Cascavel.

Para as próximas semanas estão previstas as montagens das ferragens, formas e concretagem das fundações bases das torres, em paralelo com a limpeza da faixa de serviço, abertura de acessos e escavação das bases das torres subsequentes. Os trabalhos devem ser concluídos até o final de agosto deste ano.

Para a reimplantação topográfica a equipe é formada por três profissionais, sendo um topógrafo, um montador e um ajudante de montagem. Já para os serviços de limpeza de faixa, abertura de acesso e escavação das bases, a equipe é composta por um operador de máquina (escavadeira), três montadores, dois ajudantes e um encarregado.

Todos os profissionais deslocam-se uniformizados, com veículos identificados.
A equipe de comunicação realiza visitas nas propriedades interferidas pela linha de transmissão, devidamente uniformizados e identificados, solicitando autorização para os trabalhos iniciais de construção das torres nos municípios de Capitão Leônidas Marques, Lindoeste, Santa Tereza do Oeste e Cascavel.

Sobre o empreendimento

A Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu vai gerar energia para 1 milhão de pessoas, além de 3 mil empregos diretos durante sua construção. Outro benefício é a destinação e mais de R$ 7 milhões por ano em impostos pela utilização dos recursos hídricos, para municípios de Capanema, Capitão Leônidas Marques, Planalto, Realeza e Nova Prata do Iguaçu.

Compartilhe: