Fonte: Assessoria - Fotos: Ariel Tavares/UFFS

13/09/2017


UFFS apresenta conceitos elevados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes 2016


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2016 e a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) obteve conceitos máximos entre os sete cursos de Graduação avaliados. Quatro deles alcançando conceito 4 e três cursos com conceito máximo, nota 5, entre eles o curso de Medicina Veterinária do Campus Realeza , que obteve o melhor desempenho entre os cursos do país.
 
Formulado para aferir o desempenho dos estudantes em relação a conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso, o Enade avaliou as grandes áreas de conhecimentos de Saúde, Ciências Agrárias e afins. Na UFFS, a avaliação foi realizada com os estudantes dos cursos de Agronomia dos campi Laranjeiras do Sul, Chapecó, Cerro Largo e Erechim, Enfermagem do Campus Chapecó e Nutrição e Medicina Veterinária do Campus Realeza.
 
O reitor da UFFS, Jaime Giolo, salienta a importância institucional da obtenção de conceitos máximos: “a avaliação de desempenho dos estudantes é bastante pertinente, pois é a substância mais preciosa dos processos de aferição de conhecimentos. Ficamos satisfeitos ao constatarmos que a UFFS, depois de poucos anos de sua implantação, consegue resultados tão expressivos. É muito importante que os estudantes e a comunidade regional percebam que existe na Instituição processos pedagógicos relevantes e decisivos para a formação acadêmica. Isso deve fazer parte das opções que devam tomar quando procuram uma Universidade para estudar”.
 
Campus Realeza
 
O resultado do Enade foi motivo de comemoração na comunidade acadêmica do Campus Realeza. Os cursos avaliados foram Medicina Veterinária, conceito 5, e Nutrição, que atingiu conceito 4. Esta foi a primeira vez que os estudantes concluintes destes cursos submeteram-se ao teste. 
 
Foram 179 cursos de Medicina Veterinária participantes, deste total apenas 16 cursos tiraram nota 5, sendo que o curso de Medicina Veterinária da UFFS ficou em primeiro lugar. "O corpo docente é qualificado, o comprometimento e a dedicação foram fundamentais para  formação destes estudantes. Os nossos alunos mostraram-se preparados e competentes, colocando nosso curso no topo do ranking nacional. A nossa responsabilidade aumenta, pois temos que manter a qualidade de ensino, preparando alunos para a vida profissional, buscando o mesmo conceito obtido em nossa primeira participação no Enade", destacou a coordenadora do curso, Susana Regina de Mello Schlemper.
 
Sobre o resultado a coordenadora do curso de Nutrição, Márcia Fernandes Nishiyama, comenta que o conceito 4 reflete o esforço coletivo de docentes, discentes, técnico-administrativos e demais envolvidos. "Pretendemos avançar ainda mais em termos de qualidade na educação de ensino superior, sempre pautado no objetivo geral do Curso de formar o profissional Nutricionista generalista, capaz de desenvolver atividades sociais e que envolvam conhecimentos técnicos-científicos específicos das áreas da Nutrição e da Alimentação Humana", enfatizou.
 
Relação de cursos da UFFS que tiveram concluintes participantes do Enade 2016 (os conceitos vão do mínimo 1 até o máximo de 5):
 
Campus Realeza
Curso Medicina Veterinária
Conceito Enade: 5
 
Curso Nutrição
Conceito Enade: 4
 
Campus Laranjeiras do Sul
Curso Agronomia
Conceito Enade: 5
 
Campus Chapecó
Curso Agronomia
Conceito Enade: 4
 
Curso Enfermagem
Conceito Enade: 4
 
Campus Cerro Largo
Curso Agronomia
Conceito Enade: 4
 
Campus Erechim
Curso Agronomia
Conceito Enade: 5

Compartilhe: