Fonte: Assessoria - Foto: Ariel Tavares/UFFS

01/12/2017



O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta semana os dados do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), principais indicadores das Instituições de Qualidade da Educação Superior.
 
Das instituições públicas federais e privadas avaliadas neste ciclo, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) está entre as mais conceituadas. No conceito médio da Graduação a UFFS é a 3ª Instituição mais bem conceituada do Brasil.
 
Entre as 98 instituições públicas federais de todo país avaliadas, a UFFS aparece na 24ª posição. Considerando apenas o estado do Paraná, a UFFS ocupa o segundo lugar entre as universidades públicas federais, atrás apenas da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Na sequência, aparecem a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e o Instituto Federal do Paraná (IFPR). Levando em conta a participação das universidades estaduais e privadas do estado, a UFFS é a quinta instituição melhor conceituada no Paraná.
 
No estado de Santa Catarina, a UFFS também ocupa a segunda posição entre as instituições públicas federais, já no Rio Grande do Sul, é a quarta instituição com o melhor desempenho.
 
O conceito 4 (numa escala que pode ir de 1 a 5) aponta que a UFFS vem mantendo seu nível de excelência acadêmica. Foi nota 4 em 2014, quando foram avaliados cursos nas áreas de ciências exatas, licenciaturas e áreas afins; em 2015, com a avaliação de cursos das ciências sociais aplicadas, ciências humanas e áreas afins; e em 2016, com avaliação de cursos da saúde, ciências agrárias e áreas afins.
 
Para o reitor da UFFS, Jaime Giolo, as avaliações periódicas são importantes, pois “conseguimos ter um panorama do desempenho da Instituição em relação ao ensino que é produzido na academia. Alcançar o conceito de excelência por três ciclos avaliativos consecutivos em que foram avaliadas várias áreas do conhecimento é motivo para comemorações, pois esse conceito nos aponta que estamos cumprindo com nossa finalidade de formar bons acadêmicos, pensadores e futuros profissionais. Essa avaliação por parte do Inep, maior órgão regulador do Ensino Superior brasileiro, evidencia, de fato, a excelência acadêmica da Universidade”, pontua.
 
Os cursos da UFFS avaliados em 2016 foram:
 
- Medicina Veterinária (Campus Realeza): CPC 4
 
- Nutrição (Campus Realeza): CPC 4
 
- Agronomia (Campus Laranjeiras do Sul): CPC 4
 
- Agronomia (Campus Cerro Largo): CPC 4
 
- Agronomia (Campus Chapecó): CPC 4
 
- Agronomia (Campus Erechim): CPC 4
 
- Enfermagem (Campus Chapecó): CPC 4

Compartilhe: