Fonte: Assessoria Amsop

15/05/2018



Das 19 associações de municípios existentes no estado, somente a Amsop possui um Portal da Transparência próprio, disponibilizando toda a contabilidade e que pode ser acessado por qualquer cidadão. Mesmo não sendo legalmente obrigada a externar suas despesas, receitas e atos administrativos, a entidade optou pela criação do portal como uma forma de prestar contas à sociedade, se antecipando a uma tendência de transparência em associações com esta finalidade.
 
“Somos uma associação já com 50 anos, mas que está cada vez mais profissionalizando sua atuação e isso vem ficando mais evidente nos últimos anos”, cita o presidente e prefeito de Santa Izabel d’Oeste, Moacir Fiamoncini. “Nossa entidade está passando por um período de modernização; hoje todas nossas compras são feitas através de processo licitatório, estamos sempre em conversa com o Ministério Público e nos adequamos para poder prestar melhores serviços, tanto para as prefeituras quanto à sociedade”, complementa.
 
O Portal da Transparência da Amsop está disponível em um link no site da entidade (amsop.com.br) desde abril e seu acesso é livre. Lá é possível acompanhar as licitações, as fontes de receitas, gastos com manutenção da sede e pessoal, além de todo levantamento do patrimônio e o relatório de reembolsos para custeio de viagens oficiais.
 
Há ainda um campo em que é possível solicitar outras informações e até sugerir melhorias. “É um portal de fácil acesso, simples, mas que atende todas as necessidades relativas à transparência, o que deve ser uma prática cada vez mais comum entre entidades que operam qualquer quantia de recursos públicos”, afirma o diretor executivo da Amsop, José Kresteniuk.

Compartilhe: