Fonte: Assessoria UFFS

31/08/2019


UFFS e UFSC realizam vestibular unificado em dezembro


A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) inaugura uma nova forma de ingresso nos cursos de Graduação. Em conjunto com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a UFFS realiza, para ingresso em 2020, um vestibular unificado.

A Instituição destinará 30% de suas vagas para essa forma de ingresso e aplicará, proporcionalmente, o sistema de cotas já instituído na Universidade.

A Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) da UFSC coordenará o processo. As informações sobre o vestibular unificado estão disponíveis no site: http://vestibularunificado2020.ufsc.br/

Inscrições e provas

As inscrições para o vestibular unificado 2020 serão realizadas somente pela internet, no site da Coperve, no período de 11 de setembro a 14 de outubro. A taxa de inscrição será de R$ 144 para todos os cursos, por meio do pagamento de boleto efetuado em qualquer agência bancária do território nacional, em postos de autoatendimento ou via internet. A data limite para o pagamento é o dia seguinte ao fim das inscrições: 15 de outubro. O candidato deve se atentar ao horário estabelecido pelo banco para autorização de pagamento.

Os candidatos que têm interesse em solicitar isenção da taxa de inscrição terão o prazo de 11 de setembro a 3 de outubro. O resultado das solicitações será divulgado no dia 9 de outubro.

A confirmação de inscrição preliminar será disponibilizada no site da Coperve, a partir de 17 de outubro, a todos os candidatos que tiverem sua inscrição deferida, para conferência de seus dados. Também será publicada a relação das inscrições preliminarmente indeferidas por falta de pagamento. O dia 22 de outubro será a data limite para a correção de dados constantes na inscrição, se for o caso.

No Vestibular Unificado 2020 os candidatos poderão optar, no momento da inscrição, por uma das instituições (UFFS ou UFSC), respondendo a mesma prova para o ingresso nos cursos de Graduação. Haverá provas nas cidades dos campi da UFFS, Realeza-PR, Laranjeiras do Sul-PR, Chapecó-SC, Erechim-RS, Cerro Largo-RS e Passo Fundo-RS e também nas cidades onde a UFSC já aplica as provas: Florianópolis, Araranguá, Blumenau, Brusque, Caçador, Balneário Camboriú, Canoinhas, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Rio do Sul, São Miguel do Oeste e Tubarão. 

As provas ocorrerão nos dias 7, 8 e 9 de dezembro (de sábado a segunda-feira), das 14h às 18h. O local de realização das provas do candidato estará disponível a partir 22 de novembro.

No primeiro dia do concurso, que será no sábado (7), os candidatos responderão questões de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira ou Libras (12 questões), língua estrangeira (8 questões), Matemática (10 questões) e Biologia (10 questões).

No dia seguinte, 8 de dezembro, serão contempladas: Ciências Humanas e Sociais (20 questões, sendo 7 de História, 7 de Geografia, 2 de Filosofia, 2 de Sociologia e 2 questões interdisciplinares), Física (10 questões) e Química (10 questões). Já no último dia de prova, 9 de dezembro, está agendada a redação e quatro questões discursivas.
Outras informações como programa das disciplinas, provas anteriores e lista de obras, por exemplo, estão disponíveis no site do vestibular unificado UFSC/UFFS: http://vestibularunificado2020.ufsc.br/

SETEMBRO
11 de setembro de 2019
• Início das inscrições e do prazo para pagamento
• Início do período de solicitação de isenção

OUTUBRO
3 de outubro de 2019
• Fim do prazo de solicitação de isenção

Até dia 9 de outubro de 2019
• Resultado das solicitações de isenção

Até dia 10 de outubro de 2019
• Interposição de recursos quanto ao indeferimento da isenção

14 de outubro de 2019
• Fim do período de inscrições

15 de outubro de 2019
• Último dia para pagamento da taxa de inscrição

A partir de 17 de outubro de 2019
• Confirmação de inscrição preliminar

Até 22 de outubro de 2019
• Correção de dados da inscrição

NOVEMBRO
Até 22 de novembro de 2019
• Confirmação de inscrição definitiva

DEZEMBRO
7 de dezembro de 2019 – 1ª PROVA
• Língua Portuguesa e Literatura Brasileira ou LIBRAS (12 questões de proposições múltiplas)
• Segunda Língua: Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, LIBRAS ou Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (8 questões de proposições múltiplas)
• Matemática (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas)
• Biologia (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas)

8 de dezembro de 2019 – 2ª PROVA
• Ciências Humanas e Sociais (20 questões de proposições múltiplas, assim distribuídas: 7 questões de História, 7 questões de Geografia, 2 questões de Filosofia, 2 questões de Sociologia e 2 questões interdisciplinares envolvendo, pelo menos, 2 dessas disciplinas)
• Física (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas)
• Química (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas)

9 de dezembro de 2019 – 3ª PROVA
• Redação
• 4 questões discursivas

Compartilhe: