Fonte: Assessoria Amsop

31/08/2019


Elaboração do cadastro territorial dos municípios é tema de curso na Amsop


Nesta segunda e terça-feira, técnicos dos setores de Tributação, Urbanismo e Planejamento das prefeituras da região participam de formação na Amsop (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná) sobre o cadastro territorial multifinalitário. A capacitação é oferecida pela UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) em parceria com o Paraná Cidade e apoio da Amsop.
 
O principal objetivo do curso é qualificar os profissionais para elaborar um cadastro único dos municípios, contendo informações geográficas e dados socioambientais. “Esse é um cadastro que centraliza as informações que o setor de Saúde têm, que a Educação têm, o Urbanismo, enfim, um diagnóstico completo do município. E pra que isso? Para permitir que os governos tenham informações reais para nortear suas ações, as políticas públicas, obras, a expansão e o próprio Plano Diretor”, resume o engenheiro cartográfico Silvio Andolfato, professor da UTFPR de Pato Branco.
 
A capacitação aprofunda temas ligados ao georreferenciamento, elaboração de mapas e boletins de informações, além da atualização das chamadas plantas de valores genéricos. Uma das ideias principais é modernizar a elaboração dos cadastros territoriais utilizando ferramentas tecnológicas.
 
Os profissionais das prefeituras participam gratuitamente do curso, oferecido como um projeto de extensão da universidade. Em setembro, um novo módulo será ministrado.
 

Compartilhe: